O desafio não é a tecnologia, é a escolha pedagógica
O desafio não é a tecnologia, é a escolha pedagógica. O retorno aos encontros presenciais, após duas semanas de intervalo, marcou não apenas a retomada das atividades, mas também a intensificação de um processo formativo que vem se consolidando de maneira cada vez mais crítica e reflexiva. A aula do dia 27/04 iniciou com orientações fundamentais para a construção dos artigos acadêmicos, momento que evidenciou a importância do acompanhamento docente na qualificação da escrita e na organização do pensamento científico. Na sequência, o grupo deu continuidade ao PBL 6, que aborda os dispositivos digitais no ensino-aprendizagem, tomando como base autores que discutem a cibercultura, a mobilidade e as transformações nas práticas educativas. As discussões revelaram um movimento interessante: embora as respostas apresentassem diferentes níveis de aprofundamento, todas convergiam para um entendimento comum, o de que a aprendizagem móvel não se reduz ao uso de tecnologias, mas i...