Postagens

Mostrando postagens de abril, 2026

O desafio não é a tecnologia, é a escolha pedagógica

Imagem
  O desafio não é a tecnologia, é a escolha pedagógica.   O retorno aos encontros presenciais, após duas semanas de intervalo, marcou não apenas a retomada das atividades, mas também a intensificação de um processo formativo que vem se consolidando de maneira cada vez mais crítica e reflexiva. A aula do dia 27/04 iniciou com orientações fundamentais para a construção dos artigos acadêmicos, momento que evidenciou a importância do acompanhamento docente na qualificação da escrita e na organização do pensamento científico. Na sequência, o grupo deu continuidade ao PBL 6, que aborda os dispositivos digitais no ensino-aprendizagem, tomando como base autores que discutem a cibercultura, a mobilidade e as transformações nas práticas educativas. As discussões revelaram um movimento interessante: embora as respostas apresentassem diferentes níveis de aprofundamento, todas convergiam para um entendimento comum, o de que a aprendizagem móvel não se reduz ao uso de tecnologias, mas i...

Reflexões sobre aprendizagem, prática e construção do conhecimento

Imagem
    Reflexões sobre aprendizagem, prática e construção do conhecimento     1. Nesse período sem aulas presenciais, aproveitei o tempo para me dedicar ao desenvolvimento do meu artigo. As leituras realizadas foram fundamentais e resultaram na produção de três textos iniciais, que compartilhei por e-mail e já receberam comentários e questionamentos do professor e do meu orientador. Esse processo de troca me levou a uma reflexão mais aprofundada e contribuiu para uma melhor organização das ideias, possibilitando o início do esboço do artigo com maior clareza. 2.   A prática do PBL tem impactado positivamente minha forma de aprender, estimulando a busca ativa pelo conhecimento e o aprofundamento teórico para além do uso instrumental das ferramentas. Os estudos têm me aproximado dos conteúdos e facilitado a compreensão, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo. Na minha prática docente, já iniciei a aplicação do PBL em uma aula da L...