Mais que tecnologia: reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação docente
Ao chegar ao final da disciplina tecnologias digitais no ensino, percebo o quanto este percurso foi transformador para mim, tanto como estudante quanto como professor. Olhando para trás, reconheço que minha trajetória foi marcada por desafios importantes. Como profissional da área da saúde, eu não estava habituado às leituras, discussões e referenciais teóricos do campo das tecnologias digitais e da educação. Em muitos momentos, precisei me dedicar a compreender conceitos e autores que faziam parte de um universo diferente daquele com o qual estava acostumado. Ao mesmo tempo, foi justamente esse desafio que tornou a experiência tão rica. A disciplina despertou em mim a necessidade de estudar mais, buscar leituras complementares e aprofundar o conhecimento. Sinto que meu envolvimento foi crescendo ao longo do semestre à medida que eu compreendia a relevância dos temas abordados. Entre as aprendizagens que levo comigo, destaco principalmente uma mudança de perspectiva sobre as tecnologia...